O PAIETS é um Programa de inclusão social que atua em três instâncias: 1. Auxílio ao Ingresso no Ensino Superior e Técnico; 2. Permanência das Camadas populares e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) na Universidade; e 3. Retomada ao acesso da Educação Básica nas comunidades tradicionais de pesca artesanal. Desse modo, o Programa agrupa Cursos Pré- universitários Populares voltados ao ingresso nos ensinos superior e técnico, configurando-se enquanto um movimento articulador entre as comunidades urbanas periféricas por meio da busca ao direito do ingresso das camadas populares nos espaços educativos historicamente destinados às camadas mais abastadas. Nesse processo de luta pelo acesso à Universidade, acadêmicos de graduação, pós-graduação, além de docentes e colaboradores graduados, desenvolvem práticas educativas de diferentes áreas do conhecimento que auxiliam no preparo ao ENEM. Com relação à reivindicação pela permanência dos sujeitos oriundos das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas no espaço acadêmico, desde 2012, em coerência com a Lei nº 12.711/2012, que trata da Política de Cotas, o PAIETS Indígena e Quilombola surge enquanto uma demanda voltada ao acolhimento e a Permanência de estudantes indígenas e quilombolas. Assim, nas três instâncias evidenciadas, almeja-se a democratização dos espaços formativos institucionalizados por meio de uma postura crítica e emancipadora. Por meio da Educação Popular, o PAIETS auxilia na responsabilidade social assumida pela FURG com a comunidade.

Acreditar

Maxximus

UP

PAIETS Indígena e Quilombola

Quinta Superação

Ousadia Popular

Fênix

Paidéia

Povo Novo

Esperança 

 

ACREDITAR

O projeto Acreditar iniciou suas atividades no ano de 2004 com o apoio de educadores voluntários com o intuito de ser um grupo de estudos dirigidos na área de letras, destinado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que prestariam vestibular naquele ano. Após algumas ações ao longo dos anos, em 2007 o projeto uniu-se a outros 4 projetos com o mesmo objetivo de inclusão social, formando então o PAIETS. As práticas educativas apresentam o caráter relacional, pois os educandos são os sujeitos da educação que contribuem e participam ativamente da construção do conhecimento, a partir de seus saberes prévios e mantém uma relação horizontal e dialógica com o educador. Emancipatória, pois almejamos auxiliar na formação de sujeitos críticos, com capacidade de pensar, criar e recriar. Assim, o Acreditar não é apenas um pré-universitário, mas um local de aprendizagens significativas, de amizades, de esperanças, de trocas de saberes e experiências, onde todos aprendem juntos. Sendo assim este projeto possibilita realizar aulas que abordam diversas áreas do conhecimento que ocorrem num espaço físico cedido pela Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Roberto Bastos Tellechea, localizada na Avenida dos Grandes Lagos, n° 300, no bairro Parque Marinha, na cidade do Rio Grande - RS.

 

 MAXXIMUS

O Grupo de Apoio Educacional Maxximus  é um grupo que reúne sonhos, expectativas, esperanças e um vivo desejo em “ser mais”. Educadores e educandos se unem, compartilham saberes, constroem e reconstroem aprendizados diante de um cenário desafiador. Cenário este que proporciona uma interação entre as áreas do conhecimento científico e os conhecimentos de vida, valorizados nos encontros do grupo. Trata-se de um constante processo de formação humana, em que todos os sujeitos envolvidos propõem-se a vivenciar e onde através do compartilhamento de saberes e experiências de vida, os sonhos são mutuamente reafirmados. O grupo  Maxximus  reafirma seu compromisso social com os sujeitos envolvidos e a comunidade a qual integra. Sua proposta educativa tem como referência a Educação Popular, almejando a transformação social. Imersos nesta perspectiva, o desejo é que todos os sujeitos tenham o direito de escolha seja ele o ingresso a um curso superior ou técnico, ou simplesmente o aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos e populares como forma de realimentar sua inserção na sociedade.

 

FÊNIX

O pré-universitário popular Fênix surgiu em 2007 da necessidade de inserir as camadas populares em espaços historicamente homogêneos. No ano posterior com o apoio de novos educadores, implementou-se novas ações e criou-se mais três cursos populares.  O Fênix fomenta a inserção educacional, valorizando os saberes prévios dos envolvidos, bem como de suas culturas, para construção de novos saberes. Desta forma, busca contribuir para uma educação dialógica e reflexiva. As ações têm como objetivo horizontalizar a educação, democratizando cada vez mais a inserção dos educandos no ensino superior. O curso é localizado no campus carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

 

OUSADIA

O Pré-Universitário Ousadia Popular surgiu no ano de 2009, a partir da mobilização de acadêmicos do município de São José do Norte. Através da experiência de ingressar na Universidade, os idealizadores do contexto identificaram a importância de um curso preparatório na cidade, devido à ausência de um, em frente a uma demanda existente. Neste sentido, tendo como motivação a experiência de outros cursos populares na cidade vizinha, Rio Grande, surge o projeto “Ousadia Pré-Vestibular” no “Norte”, como carinhosamente é chamada a cidade pelos municípios. Após mudanças na forma de seleção para ingresso na Universidade, o projeto passa a se chamar “Pré-Universitário Ousadia Popular”.

 

PAIDEIA

O Paideia é um contexto fundado em 2002 e inicialmente batizado com o nome de Utopia. Em 2006 após uma reestruturação no curso, seu nome muda para PAIDEIA, nome que remete a um conceito de desenvolvimento integral do ser humano, uma educação para a vida e que respeite as diferenças entre pessoas e grupos. Trabalhando em uma linha de educação popular, emancipatória, com diálogo e, antes de tudo, cidadã e política. Atualmente localizado no Campus Saúde da Universidade Federal do Rio Grande, na ala acadêmica do Hospital Universitário/HU-FURG. 

 

PAIETS INDÍGENA

O PAIETS Indígena FURG emana das exigências desse novo contexto pelo qual o ensino superior brasileiro está vivenciando de reconhecimento, tolerância e acolhida das diferenças numa universidade que se concebe como plural. O objetivo principal dessa proposta refere-se a acolhida  troca de saberes e acompanhamento de sujeitos indígenas que  chegarão e já estão na condição de estudantes universitários da FURG. Essa “qualificação” e aprendizagem com esses sujeitos devem ocorrer através de práticas educativas emancipadoras. Por já desenvolverem ações com sujeitos em situações menos favorecidas o PAIETS  e o PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis assumem o compromisso  juntamente com os diversos segmentos da Universidade dessa formação que ocorre simultaneamente nos dois sentidos.

 

POVO NOVO

O Pré-Universitário Popular Povo Novo surge no final do ano de 2017, organizado por educadores oriundos da comunidade do Povo Novo, 3º distrito de Rio Grande. Tem sua sede na Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, onde são oportunizadas aulas gratuitas a estudantes que visam ingressar em cursos técnicos ou superiores através de um pré-universitário popular. É um espaço que busca fundamentar suas práticas através do diálogo, valorizando o contexto e a realidade de cada educando, proporcionando aos sujeitos o processo do autoconhecimento e o aprendizado coletivo em busca de uma educação formadora.

QUINTA

O Pré-Universitário Popular Quinta Superação surgiu no ano de 2003, organizado por acadêmicos da FURG, residentes na Vila da Quinta, motivados por oferecer gratuitamente à comunidade preparação para o acesso à Universidade. Com o decorrer dos anos, houve a coligação do então “pré-vestibular” com a FURG no ano de 2007, por meio da criação do PAIETS.  Sobre a comunidade que o contexto se origina e se insere, a Vila da Quinta, é um bairro periurbano, que tem sua base econômica relacionada a plantação de hortaliças como também o comércio local. Destaca-se, assim como outros espaços da cidade, no processo de crescimento empurrando homens e mulheres para fora do direito à cidadania ao mesmo tempo em que arranca os sujeitos de suas comunidades rurais com um discurso fatalista o qual naturaliza a situação de êxodo no campo.  O Pré-Universitário Quinta Superação é um espaço que busca possibilitar uma educação que se caracteriza mais solidária e problematizadora, incentivando não só a busca pelos sonhos dos educandos, mas reconhecendo a necessidade de fazer do espaço acadêmico um contexto mais popular e democrático.

 

ESPERANÇA

O Pré-universitário Popular Esperança surge em meados de 2006/2007 enquanto "Venceremos". Desde sua criação o curso atual nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, situada no bairro do Cassino. Foi  apenas no ano de 2016, com as ocupações dos secundaristas nas escolas estaduais que o até então "PAIETS Cassino" se tornou itinerante, mas não dando fim as suas atividades. Em 2018, junto ao apoio da escola e sob nova coordenação iniciou o trabalho de busca identitária, pensando nos diferentes momentos que o curso passou até ali, onde era notável a necessidade dessa nova cara. Foi então que surgiu o nome "Esperança", onde educadores e educandos propõem a nova identidade a partir da inspiração da obra "Pedagogia da Esperança" de Paulo Freire.