Fonte: Instagram @petconexpop

No último sábado (04/09) tivemos uma formação do PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos, em parceria com o Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior  da FURG. O convidado da vez foi Erick Henrique, ex-Educador do Pré-Universitário Popular Paideia, no qual atuou de 2015 à 2017 e atualmente é Coordenador e Educador Popular no cursinho Liceu Popular (Francisco Morato, SP).


Fonte: Instagram @cursinho_liceupopular

No encontro, temas importantes foram abordados, como o pertencimento dos/as educandos/as em relação ao contexto, reforçando a ideia de apropriação do espaço de Educação Popular, em que a formação de identidade é fundamental. Processo ilustrado pelo convidado através dos encontros de Educação Patrimonial. Nesse sentido, vai uma lembrança de formação de identidade no Paideia e demais cursos pré-universitários vinculados ao PAIETS: a Feira das Profissões, em que educadores/as e educandos/as de todos contextos visitaram o campus Carreiros da FURG.

Feira das Profissões FURG - Semestre 2/2019


Fonte: Acervo Pessoal

Outra temática debatida foram as transversalidades políticas na prática pedagógica, como as vulnerabilidades sociais, a adaptabilidade em relação às jornadas de trabalho, a mobilidade urbana. Sendo assim, reforçou-se a responsabilidade do/a educador/a frente não somente ao ingresso no Ensino Superior, mas à reflexão sobre temas políticos emancipadores, sempre em diálogo na construção conjunta com os/as educandos/as.

Por fim, a dimensão da importância da institucionalização do contexto de Educação Popular, garantindo espaço, recursos e a persistência das práticas, como é o caso do PAIETS, pertencente à FURG e sendo apoiado pelo PET-Conexões da Educação Popular.

Em suma, um encontro rico em partilhas de experiências, propondo alternativas frente às adversidades da pandemia na Educação e no ensino remoto. Lembrando que a Educação é feita de rostos, de histórias e memórias.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez ao convidado e a todas e todos que participaram desta troca conosco. Seguimos plantando sementes e tendo esperança, de esperançar, para trazer luz em tempos sombrios.