Fonte: @petconexpop

Neste dia 29 estivemos recebendo a nossa convidada Josiele Luana Morais, indígena da Etnia Guarani, natural de Planalto/RS - Aldeia Pinhalzinho. Ela é psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Pós-Graduanda em Saúde Mental pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. 

Josiele compartilhou com o grupo seu estudo sobre o “Ingresso dos Estudantes Indígenas no Ensino Superior e Saúde Mental”. Uma discursão extremamente importante, voltada para as ações afirmativas destinadas a esse público que além do ingresso, lutam diariamente também pela sua permanência nesses espaços e em tempos de pandemia, presenciamos as crescentes dificuldades impostas aos membros das comunidades indígenas que sonham com o ingresso na universidade pública e como isso afeta diretamente sua saúde mental.

Durante essa tarde, a Josiele trouxe até nós uma fala que toca na questão dos estudantes indíginas, uma vez que já ingressantes enquanto estudantes universitário, com um viés mais direiconado a preocupação com a saúde mental destas pessoas no âmbito da universidade. Enquanto mulher indígena, nossa convidada compartilhou conosco também momentos de sua própria trajetória como ingressante na universidade e de como a preocupação com os seus atrelada ao dia a dia no curso de psicologia a move em suas pesquisas e produções.

O PET Conex POP agradece imensamente aos petianos, tutora e convidados que estiveram conosco nesta tarde de quarta-feira, é sempre um prazer poder reunir tanta gente de bem para discutirmos pautas de extrema importância no âmbito acadêmico e popular! Nos vemos na próxima.